Home

Qual a temperatura ideal para a deformação do Aço Carbono 1020?

A minha intenção é inflectir tubos de Aço Carbono 1020 de 1 3/4" Ø sem costura. Gostaria de saber a temperatura para tal trabalho, pois preciso comprar um maçarico. Por obséquio, eu sei que um maçarico oxi+acetileno prega aço carbono 1020 porquê manteiga. O que eu quero saber é: qual é a temperatura necessária para sua deformação, ou seja, para que seja verosímil dobrá-lo sem esforço. Melhor resposta ganha 10 pontos. Dados: Temperatura de normalização: 925°C rijeza HB de normalizado: 131 Temperatura de recozimento: 870°C rijeza HB de recozido: 111 Temperatura de tempera: 955°C rijeza HRc de temperado: 40 Meio: Água ou salmora rijeza de laminado: 143

3 respostas

  • Publicada em 2008-11-26 por Anónimo

    Se você falar a emprego da peça será mais fácil te ajudar, mesmo assim, o mais recomendado é o trabalho a indiferente, pois não altera a microestrutura do aço e até aumenta sua resistêcia devido ao ecruamento.
    Se for para usar o maçarico, tipo para deformar cubículo de prisão, é recomendada uma temperatura supra de onde ocorre a recristalização do aço, no caso do 1020 por volta de 800°.
    Tome desvelo pois o oxiacetileno chega facilmente a 2000°C, e a temperatura de fusão do 1020 é aproximadamente 1500°C.CIência e Engenharia de Materiais: Uma Introdução,
    Autor: William D. Callister Jr.

  • Publicada em 2008-11-25 por Anónimo

    Abaixo de 760 C para não mudar muito a estrutura cristalina.
    Mas porquê vc vai medir?

  • Publicada em 2008-11-25 por Anónimo

    ótimo em física

Utilize o formulário para responder a esta pergunta