Home

bitola de ferragem para treliça?

qual seria a craveira dos 4 ferros(barra redonda) principais para se fazer uma estrutura de aço em forma de roda para uma largura de 11 metros? e a padrão dos ferros secundários que fazem a triangulação entre os 4 para se formar a treliça?

4 respostas

  • Publicada em 2008-10-16 por Anónimo

    Esta tua estrutura será antieconômica. Apresentará muito peso. O ideal seria partires para a adoção de tubos de aço, caso o projeto arquitetônico exige formas cisrculares para estas peças. Caso não exia, aopção mais congruente seria a adoção de cantoneiras de aço.

  • Publicada em 2008-10-16 por Anónimo

    Depende da trouxa. Para isso existe o operação estrutural.
    Uma treliça assim é calculada, elemento por elemento.
    porquê ela é curva, a intensidade e a direção da fardo muda para cada ponto (chamado no). Cada barra é logo calculada, para a tração ou compressão, dependendo da sua posição dentro da estrutura.
    Veja: diagrama de Cremona.

  • Publicada em 2008-10-16 por Anónimo

    Penso que o uso de barras de aço redondas talvez não seja o material mais adequado para um círculo com esta corda (11 m). É um vão relativamente grande para tal. O ferro rotundo tem cima peso por m. Digamos que vc use aço Ø 25 mm para as 4 hastes longitudinais. Aço Ø 12 mm para as ligações principais à compressão e um aço Ø 10 mm para ligações à tração e posicionamento das barras. Ficaria uma estrutura muito pesada. Veja: o aço 25 mm pesa 3,85 kg/m, o 12 mm pesa 1 kg/m e o 10 mm pesa 0,62 kg/m.
    Suponha que o dimensionamento daria uma fundura em torno de 0,80 m e uma largura de 0,80. Digamos que vc tenha um segmento de círculo com relâmpago 11 m e um angulo meão de 60º. Isto daria 1,45 m supra da corda do roda (11 m). O círculo daria 11,52 m de comprimento.
    Portanto, 4 barras de 25 mm seriam 46 m x 3,85 kg/m = 177 kg. Com o ferro 10 mm você faz um estribo quadro ligando as 4 barras a cada 1 m de espaçamento. teria 12 estribos. No nó dos estribos soldagem sbarras de 12 mm oblíquas, que funcionam a compressão. Olhando a eestrutura de frente (elevação) as barras oblíquas da metade esquerda seriam inclinadas para a direita, na metade direita, inclinadas para a esquerda. No sentido transversal, faria um X dentro de cada estribo, para asseverar a rigidez transversal, contra a flambagem.
    A melhor solução para uma treliça é usar tubos metálicos com 3” para as 4 barras principais, e tubos de 1,5” para as ligações.
    Em qualquer solução, há que colocar um tirante nivelado conectando as duas extremidades do círculo, devidamente suspenso por cabos de aço ou aço fino (6mm). Este tirante pode ser de aço 10 mm.

  • Publicada em 2008-10-16 por Anónimo

    oi Trabalho em industria de pre moldado, derrepente isso te ajudaO concreto é um material da construção social constituído por uma mistura de cimento Portland, areia, pedra e chuva, além de outros materiais eventuais, os aditivos e as adições.Quando armado com ferragens passivas, recebe o nome de concreto armado.Sua resistência e duração depende da proporção entre os materiais que o constituem.
    O peso por m³ do concreto armado é de 2500 kg. Na troço de concreto ele é constituído de areia média, brita 1( diâmetro do furo na tamis 1cm) , cimento ARI(subida resistência inicial) e chuva, já a ferragem geralmente é usado ferro de norma 5 e 6.3mm CA60 (concreto armado, com resistência de 60kg/mm² ) e 8, 10 12.5, 16 e 20mm CA50(concreto armado, com resistência de 50kg/mm²).

Utilize o formulário para responder a esta pergunta